Seu bebê não precisa de chupeta

Chupeta bebê

Bom. Vou ser polêmica hoje. Vou mexer os conceitos pré-estabelecidos, bater no liquidificador e fazer um suco.

Brincadeira. Pretensão minha.

Mas que o post de hoje é polêmico é.

Viu lá no título? Chupeta. Sim. Vou falar dela. Não esperem piedade da minha pessoa, vou ser cruel, vou ser malvada, vou fazer esse objeto sentir vergonha de existir.

Seguinte: antes de me tornar mãe, no longínquo mundo onde a Cíntia tinha tempo para tudo, saía sozinha a Deus dará, fazia as refeições com calma, tomava banho devagarzinho, enfim, outra vida. Nessa época eu achava que quando a mulher paria a criança, vinha a tal da placenta e uma chupeta depois.

Sim! Era quase isso o que pensava. Pois TODO MUNDO falava que tinha que dar chupeta para o bebê, que isso, que aquilo, que não tinha outro jeito, que o universo tinha estipulado assim e bastava a mim aceitar.

Qual não foi minha surpresa, quando descobri que, além de desnecessária, a chupeta era do mal!!!!!!!!!

Chupeta

Sim, chupeta, não gosto de você nem um pouco!!

Calma, lá! Quem curte esse item, não se apavore. Vou explicar em detalhes minha colocação. Mas antes, volto ao que estava falando.

Eu descobri que a chupeta fazia mais mal do que bem nem lembro onde, talvez em minhas viagens pelo mundo Google, ou naquele curso de gestantes que participei (falei dele nesse post aqui).  O fato é que minha cabeça mudou e eu declarei guerra a esse item.

Quem vinha para meu lado falar na tal da chupeta, levava um na orelha, primeiramente. Não aceitava. Não queria de presente. E iria sim criar minha filha sem esse objeto.

E não é que estou conseguindo! E não é que descobri que além de desnecessária, maléfica, a chupeta é também um obstáculo na relação mãe e filho.

— Cíntia, para de falar bobagens e vá direto ao científico! Mas por que, gente, não pode dar chupeta para o bebê?

Muitos motivos, amiga, embasam meu desapreço. Mas vou citar só três, já que não sou prolixa.

1 – A CHUPETA ATRAPALHA A AMAMENTAÇÃO

Bebê Chupeta

Mamãe, não era bem isso o que eu queria!

No começo, amamentar é um aprendizado. O bebê nasce com necessidades intensas de sucção, mas não sabe a pega correta assim, no primeiro dia. A mãe também, verdinha de tudo, vai aprendendo no dia a dia, no bico que racha, no peito que empedra, como funciona esse negócio. Essa é a fase mais crítica. Qualquer interferência, seja emocional ou utilitária, vai atrapalhar esse processo. É o caso da chupeta. Se lá no início, quando o bebê quer grudar no seio da mãe 24 horas, a aflita mãe sacar uma chupeta e enfiar na boca da criança, as chances de o neném desmamar antes da hora não são poucas. E sabe por quê? A sucção feita na chupeta é diferente demais da realizada no peito. Pode sim acontecer aquela confusão de bicos, o bebê meio que desaprende como mama direito, pois acostuma com a pegada da chupeta.

Além disso, a tendência é o que bebê mame menos do que o necessário, pois vai estar lá ligadão no objeto, quando devia estar mamando, de fato. Não é à toa que eles querem mamar tanto no início, eles PRECISAM mamar muito mesmo. Estão crescendo freneticamente, lutando para sobreviver (falei mais sobre isso nesse post). Por isso, uma chupeta nessa hora pode ser a linha que separa uma amamentação bem sucedida de uma não tão boa assim.

2 – ATRAPALHA A RESPIRAÇÃO, MASTIGAÇÃO E A FALA
A criança que chupa chupeta tende a respirar pela boca e isso é péssimo. A criança que respira dessa forma não está, por exemplo, filtrando os microorganismos que entram no seu corpinho (o que acontece, naturalmente, na respiração nasal). Ela  vai ter noites de sono péssimas com ronco, apneia e cansaço frequente. Respirando pela boca o crescimento dentário também será afetado.

Além da respiração, o ato de chupar chupeta deixa os músculos da face flácidos. Na fase em que o bebê está em pleno desenvolvimento das suas habilidades de mastigação e deglutição, recorrer a esse objeto pode fazer a criança ter mais dificuldades na alimentação de sólidos, por exemplo. A flacidez no tônus facial também pode afetar a fala. A falta de força pode prejudicar a execução de alguns sons importantes. A criança pode ficar, por exemplo, com voz anasalada.

3 – PODE CAUSAR PROBLEMAS DENTÁRIOS SIM

orthodontist-287285_1920

Adoro essa ideia de pôr aparelhos dentários em todo mundo!

Desafio você a perguntar para QUALQUER dentista o que a chupeta vai fazer com os dentinhos do seu filho. Apesar de determinada também por fatores genéticos, a formação dentária pode ser comprometida pelo uso de objetos como chupetas e mamadeiras. Não tem jeito, o uso desses bicos artificiais, provavelmente, vai fazer os dentes andarem para o lado errado. Não é orgânico, gente! Aquele troço de borracha o tempo todo na boca da criança não vai fazer bem para o desenvolvimento bucal dela. Está na cara, literalmente. Sim, estou sendo simplista. Mas é para deixar bem claro que existe sim uma relação entre esse mundo de bebês chupando chupeta sem pensar no amanhã e os adolescentes todos com aqueles aparelhos dentários. Se você quer saber mais, de forma mais científica, acessa esse link. Lá está TUDO muito bem explicado e devidamente referenciado. 

E O DEDO? NÃO É TÃO NOCIVO QUANTO A CHUPETA?

Não. Não é. O neném chupa o dedo desde que está na barriga da mãe. O ato de chupar o dedo é mais orgânico, digamos assim. Tem pele, tem calor e a posição que o dedo fica na boca é mais parecido com o do bico do seio do que quando o bebê chupa chupeta.

Daí você me diz: Mas a chupeta a gente consegue tirar! O dedo, não! Têm casos, Cíntia, de crianças de 12 anos com o dedo na boca!!!

E eu respondo: Naquele site que indiquei – Cientista que Virou Mãe – tem estudos mostrando que apenas 10% das crianças chupam o dedo de modo prolongado. No entanto, se bem amamentado, mais de 80% dos bebês não apresentam hábitos de sucção não nutritivos. Eu, ainda bem, faço parte dessa estatística boa. Valentina nunca chupou chupeta, nem dedo. Mama em livre demanda até hoje. E estamos ambas muito satisfeitas.

O QUE QUERO DIZER COM TUDO ISSO

Não caiam no papo de que o bebê está fazendo o peito de chupeta. Isso não existe! Afinal quem veio primeiro foi o peito, certo? Então não tem como o peito servir de chupeta. No entanto, o contrário se aplica. A chupeta, muitas vezes, acaba por substituir a amamentação e isso é ruim. Esse vínculo mãe e filho que o ato de dar de mamar proporciona não é nem de longe parecido com o sentimento que o bebê vai experimentar chupando um objeto de plástico.

A chupeta acalma a criança? Não, não acalma. É um cala boca, muito do mal fabricado, para que nós, mamíferas, fechemos os ouvidos e o coração para as necessidades dos nossos pequenos. Seu bebê não precisa de chupeta. Ele precisa de você, tá?

 

26 comentários sobre “Seu bebê não precisa de chupeta

  1. Aline Riguetti disse:

    Olá Cintia, realmente é muito bom ter hoje em dia conteúdos onde podemos dividir experiências…. No enxoval da minha filha Antonia, eu comprei mais chupeta do que fraldas (brincadeira, rs) depois que ela nasceu e meu sucesso na amamentação foi excelente, comecei a me questionar pq eu deveria dar chupeta, sendo o que ela mais procura além do leite sou eu!? Ela está com 2 meses, tentei 2x dar a chupeta e ela rejeitou, sem surpresas pq isso me provou o quanto diferente somos (meu bico e a chupeta), e ainda reintegrou minha conexão com ela…. Hoje ela não me larga, e sim, tenho tempo pra isso, e exatamente como vc comentou nos posts anteriores, vai passar e vai ser essa saudade que eu vou ter, dela grudada em mim!! Vale lembrar que a vida sem chupeta realmente pode ser mais árdua, cansativa, desgastante para nós, mas passa e rápido!!! Ninguém cria um filho achando que tá criando errado! Façam o que acharem melhor para vc e seu bebê sem julgamento, cada uma de nós tem realidades diferentes e devemos ser compreensivas!

    Curtido por 1 pessoa

    • Cíntia Ferreira disse:

      Oi, Aline! Que bom que gostou do post. A ideia era justamente mostrar que existem opções além da chupeta, e são melhores, pois são naturais e fortalecem o vínculo mãe e bebê. No entanto, você está certíssima quando diz que cada família encontra sua forma de lidar com isso, acho que vale a gente conhecer nossas opções, mas cada qual deve fazer sua escolha. Que bom que tem dado tudo certo com sua filha, realmente é mais trabalhoso, mas vale muito a pena. Bjs e continue acompanhando o blog.

      Curtir

  2. Diego Riga disse:

    Muito bom, Cíntia!
    Eu e minha esposa decidimos tentar não dar chupeta também e estamos conseguindo de forma até tranquila. Lógico que ela tem que estar mais tempo a disposição dele, mas eles adoram esse contato, o famoso “cheirinho da mãe”. rs Também recebemos muitas “críticas” por não darmos chupeta, principalmente quando ele está chorando e, por exemplo, precisamos limpá-lo antes dele mamar. Sempre escutamos “enfia logo a chupeta na boca dessa criança” e coisas do tipo.. Mas uma coisa que temos muito claro na nossa cabeça é: bebês choram! E muito! Rs Mas sempre por algum motivo. E é muito melhor descobrirmos o que é, do que simplesmente enfiar a chupeta na boca dele. Só colocamos a chupeta em uma situação, quando ele fica com soluço e acabou de mamar. Aí colocamos a chupeta por uns segundos até melhorar e depois tiramos. Mas sempre muito rápido. Parabéns pelo post!

    Curtido por 1 pessoa

    • Cíntia Ferreira disse:

      Oi, Diego! Que bacana uma presença masculina nesse blog. Obrigada pelo comentário. Eu realmente acredito em uma mudança cultural mesmo. As pessoas estão começando a entender que a chupeta não é necessária, e atrapalha demais. Imagino o quanto você e sua esposa aprenderam nesse tempo com o bebê de vocês sobre as diversas nuances de um choro infantil…rs. Fora que a proximidade com os pais é altamente enriquecedora para a criança. Fico feliz que tenha gostado do post. Eu também não me arrependo nem por um segundo de ter evitado a chupeta. Um abraço!

      Curtir

  3. Juliana disse:

    Adorei o post. Estou grávida, e estava a procura de algo esclarecedor, e que fosse parecido com meu modo de pensar. Não pretendo apresentar a chupeta para o meu bebe, e os comentários que tenho escutado, quando apresento a minha opinião são todos negativos, e estava na duvida de estar fazendo a coisa certa.
    Muito bom saber que agora tenho como argumentar

    Curtido por 1 pessoa

    • Cíntia Ferreira disse:

      Oi, Juliana! Ganhei meu dia sabendo que tenho mais uma parceira de luta contra a chupeta…rsrs. Sério, não há menor necessidade mesmo de dar chupeta para seu bebê. É evidente que dá mais trabalho, pois eles acabam demandando mais em termos de amamentação, mas vale muito a pena. Além de todas essas coisas que incluí no post, há também o grande contratempo de que é muito difícil depois tirar essa chupeta da criança. Muito obrigada por acompanhar o blog e pelo comentário. Bjs

      Curtir

  4. Dayana disse:

    Oi Cíntia, muito bom o texto. Sou Dentista, e meu filho mais novo usa chupeta, o mais velho consegui amamentar em livre demanda e não fiz o uso, mas com o mais novo minha vida já estava mais corrida e confesso que para minha comodidade ofereci a chupeta. Ela realmente é prejudicial e atrapalha a fala e o posicionamento correto dos dentes, mas muitos estudos mostram que se retirada até os dois anos de idade a dentição “volta” pra posição correta. O melhor realmente é não usar, mas a realidade é que ela de fato alcalma o bebê, e com a vida corrida de muitas mães acaba sendo uma opção, afinal, mãe tbm precisa descansar. Não aconselho o uso, mas não acho que ela seja tão prejudicial, desde que seu uso seja moderado ( para o bebê pegar no sono) e que seja retirada no tempo certo.

    Curtido por 1 pessoa

    • Cíntia Ferreira disse:

      Obrigada pelo seu comentário, Dayana! Eu realmente sou um pouco radical quando o assunto é chupeta, mas cada mãe deve avaliar o que é melhor para sua família. O que me incomoda na chupeta é a substituição “de afeto”, pois a criança que pede para mamar, por exemplo, não quer apenas a sucção, o leite, quer o carinho, o toque. No entanto, se a mãe tem consciência de que a chupeta é para ser usada com parcimônia, tudo bem. O mais importante é estar em paz com a escolha feita:)

      Curtir

  5. Valdirene disse:

    Amei o texto lindíssimo e apoio totalmente sua opinião ,assino em baixo parabéns adorei, tenho duas filhas não apresentei a chupeta para a mais velha já a caçula até comprei uma, tentei mas minha consciência pesou ,afinal ,ela queria e precisava era do meu colo,meu toque ,meu cheiro ,meu olhar ,meu leite e isso nem uma chupeta iria dar.

    Curtido por 1 pessoa

    • Cíntia Ferreira disse:

      Obrigada, Valdirene! Fico feliz que tenha gostado. Fiz de todo coração e depois de pesquisar muito sobre o assunto. Realmente nós temos que entender que a chupeta cumpre uma função que não é dela, e não deve virar essa “muleta” na nossa maternagem. Sabemos o quanto as coisas podem ser difíceis, mas tudo acaba dando certo se fazemos com amor. Bjs

      Curtir

  6. Gislaine disse:

    Oi Cintia tenho um bebe de 1 mes e nao dei chupeta mas ele so chora e quer ficar o tempo todo no meu peito. Como vc lidou com isso,? Nao consigo fazer mais nd pq ele so quer o peito e ele nao mama so fica chupando como chupeta. Adorei o post

    Curtido por 1 pessoa

    • Cíntia Ferreira disse:

      Oi, Gislaine! A partir do momento que eu percebi que essa demanda do bebê de ficar o tempo todo grudado no peito da gente é algo legítimo e essencial para a boa formação física e emocional deles, eu simplesmente deixei que minha filha seguisse mamando o tempo que ele quisesse, quando ela quisesse. Sei que cansa muito a gente, mas pensa assim: passa rápido demais. Daqui a pouco esse bebezinho cheiroso e frágil vai tornar-se uma criança serelepe, que mal vai parar no seu colo. Então, aproveita. Seu bebê precisa da mãe perto o tempo todo mesmo. Ele ainda não sabe que é um ser separado de você, para ele você é tudo o que ele tem, o mundo dele. Não tente entender pelo racional, nem dê bola para o que os outros falam, siga seu instinto materno, que tenho certeza está gritando por ficar com ele o tempo todo também. Se você conseguir fazer isso, seu bebê, você e a relação de vocês dois só tem a ganhar. Bjs,

      Curtir

  7. Andressa disse:

    Cíntia, adorei seus textos! Minha filha mama no peito até hoje (1 ano e 8 meses). No primeiro mês de vida dela, por desinformação e cultura pré-estabelecida, dei a chupeta pra ela e ela até pegou, mas percebi que quando ela pegava o peito se atrapalhava. No segundo mês já tirei a chupeta e deixei sugar no peito à vontade, a amamentação se estabeleceu com sucesso, ela é muito apegada ao seio até hoje. Confesso que teve momentos dela já com 6 meses que eu pensava “ah se eu tivesse dado chupeta ela dormiria melhor e não ficaria me chamando de hora em hora na madrugada”, mas como vc disse, amamentação é entrega, eles querem sentir o nosso corpo, e com o tempo tudo passa… aí hoje ouço das mamães com filhos da idade da minha: “que saudade de amamentar… era tão bom!”. Ah, é bom mesmo, e eu não penso em desmama-lá por conta própria, essa decisão vai partir dela. 😉

    Curtido por 1 pessoa

    • Cíntia Ferreira disse:

      Que bom que tem gostado do que escrevo, Andressa. Realmente essa questão da amamentação é cheia de controvérsias, mas só quem é mãe sabe bem o quanto é uma troca rica que temos com nossos filhos. Eu também me canso, muitas vezes, pois minha filha mama bastante até hoje. Mas como eu já disse por aqui, ela vai parar quando ela quiser. Realmente com o tempo tudo passa, daqui a pouco eles crescem, e a gente vai sentir saudade desses momentos…

      Curtir

  8. Célia Denise disse:

    Adorei esse post. Explicativo e argumentativo. Pena que ainda haja muita gente presa a velhos conceitos que se recusa a se informar. Acho que devemos raciocinar sobre tudo o que lemos, ao contrácio de aceitar tudo o que nos é oferecido pela mídia.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário