Saiba por que é normal bebês pequenos se assustarem tanto

Reflexo-de-Moro

No primeiro dia da Valentina na maternidade, mais conhecido como primeiro dia da vida dela, eu fiquei muito curiosa e apreensiva com uma cena que se repetiu muito, enquanto ela ficava no bercinho, ao meu lado: a todo momento, ela erguia os braços e as pernas, ficava tensa, como se tivesse levado um susto. Eu, mãe de primeiríssima viagem, achava que tinha alguma coisa errada com a pequena. Minha apreensão só passou quando ela fez a primeira consulta pediátrica (não lembro bem, mas acho que foi logo na primeira semana).

Enfim, esse sustão que ela levava,  às vezes, continuou se repetindo, principalmente, quando ela pegava no sono. Qualquer barulho ou coisa parecida, e lá ia ela se assustando toda. Claro que, naquele momento, eu já entendia o que era aquilo, mas me incomodava que essas coisas só acontecessem no momento de dormir (mãe cansada. Entendam). Dia desses, refletindo sobre o post do dia, lembrei disso e descobri que muitas mães têm dúvida parecida. É normal bebês pequenos se assustarem tanto? Aqui vai a resposta: Sim. É normal, esperado, padrão de recém-nascidos. Agora, me aguarde, que vou explicar por quê.

Esse susto que os recém- nascidos parecem sentir, na verdade é um reflexo primitivo, involuntário, chamado Reflexo de Moro. Bebês têm vários deles (faço outros posts depois com outros), mas este mencionado é um dos mais importantes. Sim, foi um pesquisador chamado Moro que descobriu, Ernst Moro. E esse reflexo data de nossos ancestrais (por isso diz-se que é primitivo).

Vamos lembrar um negócio: há milhões de anos, os humanos viviam em luta de sobrevivência diária, realmente nessa época era literal aquela coisa de “matar um leão por dia”, a vida  era bem pior do que hoje e a espécie humana precisou calejar bastante para dominar o mundo, não foi assim de um dia para o outro. O fato é que, como você deve imaginar, bebês, naquela época, não tinha grandes chances de sobrevivência. Por isso tinham que ser eloquentes, espalhafatosos, porém fofinhos e lindinhos, para que os pais sentissem vontade de salvá-los da vida na selva, etc. Tudo isso só para dizer que algumas coisas que aconteciam conosco antigamente permaneceram no nosso DNA. É o caso desses reflexos encontrados nos recém-nascidos.

Pois bem, normalmente, o Reflexo de Moro acontece quando o bebê se sente perdendo o equilíbrio ou diante de um barulho, entre outros estímulos. Ele parece um susto mesmo: o bebê abre os braços, estica as pernas, e chora, ocasionalmente. Nas consultas pediátricas dos primeiros meses, o especialista testa esse reflexo, justamente por que a ausência dele pode indicar algum problema neurológico. Evidentemente, o recém-nascido que NÃO apresenta esse traço primitivo precisa fazer mais exames para verificação, mas a presença desse reflexo costuma ser um indicativo de que tudo está correndo bem. O Reflexo de Moro some por volta dos três meses de vida, em consequência da maturação neurológica, mas, em algumas crianças, pode durar até uns seis meses.

Bom, por hoje é isso. Tenho que fazer, de vez em quando, uns posts curtinhos, para alternar com minha natural prolixidade. Bjs.

 

FONTES PESQUISADAS:

https://brasil.babycenter.com/a25017341/reflexos-do-rec%C3%A9m-nascido

http://noblat.oglobo.globo.com/artigos/noticia/2016/09/reflexo-de-moro.html

http://www.mamaetagarela.com/reflexo-de-moro-ou-reflexo-do-susto-nos-bebes/

http://aenfermagem.com.br/materia/reflexos-primitivos/

http://www.paisefilhos.pt/index.php/saude/saude/5910-os-reflexos-do-recem-nascido?start=1

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI3349-15592,00.html

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s