10 brincadeiras que SEMPRE fazem sucesso entre as crianças

Brincadeira de crianca

O post de hoje é levinho, levinho. Também prometo ser breve, pois tenho muita série atrasada para assistir (brinks….quer dizer, tenho mesmo). Ando bem interessada em descobrir brincadeiras diferentes para fazer com a minha filha, tendo em vista que passo 24 horas por dia com ela, e haja imaginação para entreter a pequena. Pois bem, nessa minha andança por esse universo, percebi que existem algumas brincadeiras que as crianças adoram sempre, não importa. Sei isso pela Valentina, por todas as crianças que já convivi e por mim mesma, já que eu também já fui uma criancinha e adorava todas essas coisas que vou citar.

Pois bem, se você tem dúvidas do que brincar com seu filho ou filha, ou mesmo se quer presentear alguma criança, ou vai dar uma de babá para ajudar alguma amiga, enfim, estou aqui disponibilizando minha listinha de brincadeiras top para fazer com a criançada. Olha só:

1 – Brincar de montar – Sim, principalmente o Lego. Não tem jeito, as crianças adoram ficar construindo e destruindo as coisas e as peças de montar possibilitam infinitas variações da mesma brincadeira. É até meio mágico. Fora que brincando de montar a criança está estimulando a concentração, a criatividade, o raciocínio, etc. Sempre dá certo e a gente brinca junto. Nesse link do Mamãe Plugada tem um material bem legal sobre a importância dos blocos de montar na infância. Depois dá uma olhada.

2 – Brincar de massinha – Junte toda a patotinha, e vamos todos brincar de massinha (Mundo Bita diz isso, não eu). A massinha é a coisa mais gostosa de brincar. E o melhor é que dá para fazer até em casa a receita, não precisa comprar aquelas industrializadas. Quando eu era criança, minha condição financeira só me proporcionava fazer minha própria massinha, e como eu não tinha corante, era tudo branca (kkk). Mas eu me divertia a beça. A massinha também é o tipo de brincadeira de infinitas possibilidades e elas podem ir longe, como bem atesta esse post aqui do Tempo Junto sobre dez brincadeiras diferentes com massinha.

3 – Brincar de faz de conta – Essa aqui é por conta da criança. Basta separar, sei lá, um boneco e um pedaço de papel para que ela imagine uma história hiper mega elaborada sobre como o papel ficou triste por que a boneca não quis falar com ele. O faz de conta é obrigatório na infância e vai acontecer sem sua ajuda, sim. Mas se você puder dar uma colaborada, de vez em quando, fica até mais legal. Criança adora brincar com os pais, com gente que ela tem afeto. Por isso, participe das histórias. Use a imaginação também. É muito bom para todo mundo. Fora que a criança aprende muito, simula situações de vida, lida com as próprias emoções, aprende a solucionar problemas, descobre a própria voz. É lindo.

Brincar

Tô fazendo de conta que estou gostando de ficar nesse mato

4 – Brincar de dançar – Movimentar-se é fundamental na infância. Com essa disseminação das mais variadas tecnologias, às vezes, não nos damos conta de que as crianças andam passando tempo demais em frente às telas, e isso não é muito bom. Criança precisa de movimento e tem energia para qualquer maratona. Dançar, por exemplo, ajuda na elaboração da consciência corporal, é divertido, lúdico.

5 – Brincar de ler – Sim, ora. Não é um conceito contraditório, muito  pelo contrário. A leitura é uma forma de brincadeira para a criança também. Por meio dos livros a criança vai conhecendo outros mundos, outras visões, coisas muito diferentes de tudo o que ela já viveu ou vai viver. E isso é ótimo. Não à toa, existe até pesquisa falando que quem lê é mais empático. Já falei da importância da leitura e também de empatia. Depois olha lá e confere.

6 – Brincar de correr – Pega-pega, esconde-esconde, etc, etc. Há muitas brincadeiras que envolvem correr e elas são ótimas formas de diversão. A Valentina gargalha de tanto que gosta de brincar de atividades assim. Eu sei que nós adultos costumamos ter certa preguiça de fazer qualquer atividade física que seja, mas de vez em quando, faz bem desenferrujar os músculos para o bem das nossas crianças. Para elas, só há ganhos, principalmente, se a corrida for coletiva. Criança gosta de correr, todo mundo sabe disso. Que tal incentivar isso e entrar na brincadeira também?

7 – Brincar com bola – Outra atividade física que faz bem para o corpo e para a alma. Criança adora bola e pode ser qualquer uma, até mesmo as de papel (A Valentina não pode ver uma de papel que quer brincar. Mas ela tem bolas de plástico, tá. Bola não é tão cara. Consegui comprar já). No site do Tempo Junto tem uma lista com as dez maneiras de brincar com bola. Tem muitas ideias legais lá.

8 – Brincar de artes – Desenhar, pintar, cortar, colar. São muitas as atividades artísticas possíveis de fazer com as crianças. Basta giz de cera, ou lápis de cor, um caderninho e mais nada. Está pronta a brincadeira. Essa também é uma forma de expressão muito interessante, que deve ser sempre incentivada. Nesse link tem uma explicação bem legal sobre a importância das atividades artísticas para as crianças. Em suma, é uma forma delas mostrarem o eu delas. E isso é muito rico. Sempre estimule a criança a fazer atividades assim.

Brincar desenho

Giz de cera é muito demais, né não?

9 – Brincar de cabana – Ah! Que criança não se encanta com uma cabana. Não importa o quão elaborada seja, pode ser feita de lençol e cadeiras,  sei lá. Mas os pequenos AMAM muito esse espaço só delas, esse mundinho que elas podem usar para brincar de faz de conta, ou fazer qualquer outra coisa que elas gostem. É um universo à parte, e uma forma de estimular a noção de individualidade delas. Aproveite e brinque junto, se a criança quiser. Vale muito a pena.

10 – Brincar ao ar livre – É muito legal fazer brincadeiras em casa, mas criança também precisa ver o mundo, de vez em quando. Não à toa, elas gostam tanto de uma rua. É por que elas precisam. Estão em plena fase de descoberta e precisam ver, ver, ver, ver tudo. Leve sua criança para um parquinho, ou então vá dar uma volta no quarteirão. O importante é deixar que ela socialize, conheça, sinta.

Bom, esse foi o TOP 10 de hoje (nossa, me senti VJ da MTV agora).

Mil beijos e vá brincar.

Deixe seu comentário

