A suplementação de ferro é mesmo necessária para os bebês?

SUPLEMENTO DE FERRO PRECISA

Como todo mundo sabe, bebês e crianças pequenas vão bastante ao médico, e, muitas vezes, a mãe sai de lá com receita de remédio, mas esquece de questionar para que serve aquilo. Bom, pelo menos já aconteceu comigo, nos primeiros meses de vida da Valentina. O médico receitou Vitamina D e Sulfato Ferroso e deu uma explicação bem resumida. Eu, boa menina que sou, obediente que só eu, comecei a dar esses remedinhos. Só que eu sempre fiquei bastante em dúvida se esses dois medicamentos eram mesmo necessários.

Nunca disse aqui no blog, mas quem me conhece sabe: eu não curto muito ficar tomando remédio à toa. Essa minha aversão é por que sou meio natureba, gosto de, sempre que possível, optar por coisas naturais, pois acho que as fabricadas são SEMPRE meio prejudiciais. Enfim, não vou me estender nisso. Não é sobre isso o post. O que quero contextualizar é o motivo pelo qual eu ficava com essa eterna dúvida sobre o suplemento de ferro.

O sulfato ferroso é mesmo necessário?

A resposta é um grande depende. E disso eu não sabia. Achava que todos os bebês precisavam; acontece que nem sempre é preciso. Vamos começar, primeiramente, falando da importância do ferro, esse lindo. Caso contrário, nada do que eu falar aqui vai fazer sentido.

Suplementar sulfato ferroso

Ops! Ferro errado. Ignorem essa imagem!

O ferro é importante para o organismo porque ele é essencial na produção de hemoglobina, um componente das células vermelhas, responsáveis por levar oxigênio para as células. Já deu para notar a responsa desse danado, né? Sem ferro não tem crescimento, nem desenvolvimento adequado. O ferro é “o cara” quando se trata de dar um gás nas nossas zilhões de atividades orgânicas diárias. Enfim, explicado. Prossigo.

É comum que os pediatras recomendem a suplementação de ferro para praticamente todos os bebês como forma de prevenção da anemia, que é causada pela falta deste elemento no organismo. No entanto, o mais indicado sempre é fazer uma avaliação caso a caso, pois bebês que nasceram a termo (dentro do prazo normal de nascimento), que foram amamentados exclusivamente no peito até os seis meses, que depois passaram pela introdução de sólidos, com uma dieta variada e equilibrada não precisam da suplementação, pois o leite materno nos primeiros meses e a alimentação regular depois dão conta das necessidades de ferro no organismo. Esse era o caso da Valentina, no entanto, ela tomou. Vai entender.

sulfato ferroso para bebes

Nós receitamos, e vocês tomam. É assim que funciona!

Já bebês prematuros ou de baixo peso, que tomam leite artificial e/ou foram desmamados precocemente, que ingerem leite de vaca no primeiro ano de vida e que passaram por uma introdução precoce de alimentos sólidos precisam da suplementação. Isso por que, sem o leite materno, o organismo do bebê carece de ferro, tendo em vista que o leite de fórmula atrapalha a absorção de ferro, bem como o leite de vaca.

O governo, já há algum tempo, tem o Programa Nacional de Suplementação de Ferro, que visa fornecer, via SUS, o sulfato ferroso para bebês dos 6 aos 18 meses, gestantes e mulheres no pós-parto. A falta de ferro no organismo pode gerar sintomas como fadiga, irritabilidade e falta de ar. E não é tão difícil achar esse danadinho nos alimentos: folhas escuras como espinafre e couve, frutas como damasco, ameixa seca e uva passa, legumes, lentilhas, ervilhas e outros grãos têm ferro em sua composição, além da carne vermelha, é claro!

Agora, já com dois anos, a Valentina não toma mais esse suplemento. Mas, viu só, como eu estava certa em suspeitar? Minha pequena não precisava desse negócio! Intuição de mãe é fogo!

Bjs,

 

 

FONTES:

http://brasil.babycenter.com/a25015131/o-beb%C3%AA-precisa-tomar-suplemento-de-vitamina-d-e-ferro

http://www.paisefilhos.com.br/bebe/por-que-o-ferro-e-importante-para-o-bebe/

http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pcan.php?conteudo=conheca_o_programa

http://maepop.com.br/precisa-dar-suplemento-de-ferro-para-bebes/

Deixe seu comentário

