A explosão de palavras – Como se dá o processo de linguagem em crianças de 2 a 3 anos

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Não faz muito tempo fiz uma promessa para as leitoras do blog. Disse que ia falar mais sobre o desenvolvimento da linguagem das crianças, por que fiz um post só pincelando algumas coisas (esse aqui). Esse tema muito me interessa por que a Valentina entrou na fase da “explosão da linguagem”, etapa que ocorre por volta dos 2 anos, e que marca a aquisição, de fato, dessa fala linda e cheia de QI de nós, seres humanos.

Vale retomar que a linguagem sempre foi uma ferramenta evolutiva bastante interessante na nossa existência. Por meio dela descobrimos como nos comunicar de modo eficiente, possibilitando assim maiores condições de sobrevivência, tendo em vista que somos bem fracos perto do Rei Leão,  dos Backyardigans, do Ursinho Puff e até da Peppa Pig (acho que da Peppa a gente ganha). Todo mundo sabe que foi assim que a humanidade dominou geral, foi sendo mais inteligente, mais esperto, mais matreiro.

Mas esse foi só um parênteses. O que quero com essa introdução incrivelmente longa de post é dizer que existe um mecanismo em nós que nos impulsiona à fala: nosso cérebro. Há muitas pesquisas a respeito, evidentemente, mas é bem aceita pela comunidade científica a ideia de que a linguagem é, em parte, biológica, e, em parte, fruto do meio (Piaget desenvolveu estudos bem legais. Não à toa uma das teorias dele é a interacionista). Com isso, é importante que os pais entendam: o bebê vai falar. Claro que existem casos de atraso em linguagem que devem ser investigados, mas, na maioria das vezes, a criança vai chegar nesse nível (e não parar mais. Aguarde).

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Bora conversar??

O que inicialmente começa com o choro (a primeira forma de comunicação dos bebês), evolui para grunhidos e balbucios, até chegar em pequenas palavrinhas, que vão aumentando de quantidade, a medida que a criança passa a dar significado as coisas. Assim, se ela entende que a palavra “cachorro” se refere ao animal de quatro patas que faz “au-au”, ela vai conseguir, do jeito dela, expressar aquela palavra, quando quiser falar do animal.

A Valentina aprendeu bem rápido a imitar os sons do bicho. Eu me orgulho bastante de ter sido eu a responsável por ensinar isso a ela. Assim, sempre que a gente queria entreter o pessoal, apelava para esse nosso “truque”. Claro que todo mundo ficava encantado.

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Hoje em dia, ela está na fase que eu referenciei acima: aprende novas palavras todo dia, e eu não preciso ficar pedindo o tempo todo para ela me imitar. Do nada, ela vem com um “chua” (chuva ou chuveiro),  “boua” (bola), “mato” (moto), “fofinha” (farofa), etc, etc, etc. É muita fofurice nova todo dia. Eu sou a maior babona mesmo. Fico maravilhada com todo novo conhecimento, com cada palavra nova.

Essa explosão de linguagem inaugura a fase do “o que é isso?”. Elas perguntam O TEMPO TODO o que é cada coisa, pelo menos umas vinte vezes cada uma delas. É um pouco enlouquecedor, verdade, mas essa perguntação toda faz parte do aprendizado e deve ser incentivado. Foi perguntando “o que é isso?” que a minha filha conseguiu associar palavras às coisas, como céu, sol, estrelas, carro, etc. Nessa fase, e até mesmo antes, é importante que os pais conversem bastante com a criança, que contem histórias, que a deixem ouvir  música para que elas ganhem repertório novo constantemente.

Já é mais que provado que crianças aprendem muito por imitação. Por isso, além de incentivar com todas essas coisas, é importante também que os pais falem corretamente com a criança para que ela aprenda a falar a palavra certa. Vale destacar que alguns fonemas a criança só aprende mais tarde mesmo, pois são mais complexos, difíceis para quem começou nessa coisa toda de falar. Tem um material bem legal nesse site aqui. É de uma fonoaudióloga explicando, por exemplo, por que crianças que estão começando a falar não conseguem usar letras como R e L (parece simples para você, mas é bastante complexo o movimento que temos que fazer para que essas letras saíam da nossa boca. Não espere que seu filho de dois anos fale “O Rato roeu a roupa do rei de Roma”).

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Eu????? Não tenho nada a ver com isso!

Nessa fase da explosão da linguagem é perfeitamente comum e normal que a criança troque algumas letras e omita algumas sílabas. O esperado é que com o tempo ela faça menos essas trocas e omissões, até chegar a falar a palavra correta. Além disso, entre dois e três anos, a criança já consegue formar pequenas frases, entende tudo o que a gente fala e consegue ter um diálogo básico (não muito longo. Crianças dessa idade perdem o foco rapidinho). Não à toa essa é também a fase do faz de conta. A capacidade subjetiva do pequeno vai ficando cada vez mais aprimorada.

Há um padrão de tempo para aquisição de linguagem (aos dois ela deve falar assim, aos três assado, e por aí vai). Espera-se que até os cinco anos a criança consiga ter o padrão de linguagem de um adulto. Mas é importante sempre destacar que cada pessoa tem seu tempo de desenvolvimento e os pais não devem pirar tentando acelerar as coisas. Acompanhe o ritmo do seu filho e veja se ele evolui nesse processo. Caso isso não esteja acontecendo, procure um especialista. Nós, mães, sabemos quando há algo errado com nossos filhos. Acredite! Você vai saber se houver algo errado com o seu. Ou melhor, vai sentir. O mais legal nessa fase é mesmo estimular essa falação toda e entrar na onda. Eu estou adorando. E que venham as próximas!

 

 

FONTES:

http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo_licenciatura.php?codigo=TL0075

http://desenvolvimentodacrianca.blogspot.com.br/2010/12/explosao-da-linguagem.html

https://fonoaudiologiaparapediatras.wordpress.com/idade-2-a-3-anos/

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2014/10/saiba-como-ocorre-cada-etapa-do-desenvolvimento-da-linguagem-infantil-4618494.html

https://www.tuasaude.com/quando-seu-filho-deve-comecar-a-falar/

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