O bebê pode passar do tempo de nascer?

Gestacao-prolongada

Tenho uma conhecida que passou recentemente por uma gestação pós-termo (que vai além das 42 semanas). O bebê dela nasceu com uns probleminhas, que eu não sei exatamente quais são, pois não tenho muito contato com ela. O fato é que esse episódio me fez ficar com dúvidas sobre essa coisa de gestação que “passa do tempo”, digamos assim. Lá fui eu pesquisar. Mas será que isso é possível?

Gente. É um troço muito raro de acontecer. E mesmo esses casos que ocorrem, não necessariamente são de gestações prolongadas, por um motivo muito simples: o cálculo da data aproximada do parto (DPP) é apenas uma estimativa, tendo em vista que, nem mulher, e muito menos médico, tem condições de saber a data certa da ovulação. Por isso pode acontecer de um bebê estar com mais de 40 semanas, segundo o DPP, mas, na verdade, ter menos que isso.

Pesquisando sobre o assunto li um artigo ótimo (link aqui) e a especialista (Dra. Melania Maria Ramos Amorim) explica que “Mesmo gestações realmente prolongadas, datadas corretamente, com idade gestacional confirmada por ultrassonografia precoce, podem ser fisiologicamente prolongadas, porque aquele bebê, especificamente, ainda não está maduro, pronto para nascer, e portanto não se ativa a complexa cascata de eventos hormonais e bioquímicos que leva à deflagração do trabalho de parto“.

É evidente que a gestante que passa de 40 semanas precisa entrar em acompanhamento médico quase que diário para avaliar se o bebê está bem. Isso por que a placenta tem um tempo de vida, a partir da 40ª semana, aproximadamente, ela começa a envelhecer. A partir daí toda a troca de nutrientes e fornecimento de oxigênio entre o organismo da mãe e do feto passa a ser prejudicada.  Pode acontecer também da demora implicar em maior risco do bebê aspirar o próprio mecônio e entrar em sofrimento fetal.

Uma gestação prolongada pode elevar os riscos para o bebê, mas cada caso tem que ser avaliado de modo individual.  Hoje o mais recomendado é sempre esperar o tempo do feto e evitar cesáreas desnecessárias, que elevam os riscos também, vale lembrar. Com relação à idade gestacional, a mais recente classificação do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas diz o seguinte:

Idade gestacional

Fonte: Morada Interior

Importante ressaltar que toda gestação que ultrapassa 40 semanas é considerada prolongada, mas só aquelas que superam as 42 semanas são classificadas como pós-termo. Muito além de ficar assustada com os comentários de “Esse bebê não nasce mais, não?”, o ideal é fazer um acompanhamento médico para avaliar qual a melhor solução.

Estamos conversadas? Bjs,

FONTES:

http://www.maesdepeito.com.br/saiba-quanto-tempo-dura-uma-gestacao-e-ate-quando-e-seguro-esperar/

http://brasil.babycenter.com/a1500706/cheguei-%C3%A0s-40-semanas-e-nenhum-sinal-de-parto-e-agora

http://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Parto/noticia/2013/04/parto-ate-quando-e-seguro-esperar-o-bebe-querer-nascer.html

http://www.febrasgo.org.br/site/?p=7703

http://vilamamifera.com/mulheresempoderadas/e-se-passar-da-hora-oo/

http://institutonascer.com.br/esse-bebe-nao-vai-nascer-nao-dez-dicas-para-o-final-da-gestacao/

http://guiadobebe.uol.com.br/reflexoes-sobre-a-gravidez-prolongada/

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/10/1360844-obstetras-americanos-mudam-a-definicao-de-hora-certa-para-o-parto.shtml

TABELA – http://alaya77.blogspot.com.br/2014/01/como-calcular-data-provavel-do-parto.html

http://guiadobebe.uol.com.br/os-riscos-de-uma-gestacao-prolongada/

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s