10 dicas para seu bebê dormir melhor

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Eu sei, você deve estar pensando: Lá vem a encantadora de bebês. Não, não sou encantadora de bebês, sou só encantadora mesmo…rs. Acontece que esse assunto é um dos que mais tiram a paz das mamães, não tem jeito. Eu já sofri como uma Maria do Bairro para fazer minha filha dormir melhor. Hoje, que ela tem quase dois anos, aprendi algumas coisas com a experiência e lendo a respeito. Por isso, estou aqui, para dividir o que aprendi, na esperança de que você, mãe que me lê, tenha um pouco de tranquilidade e consiga fechar os olhos e dormir também, de vez em quando.Vale ressaltar: as dicas abaixo estão mais apropriadas para bebês de 1 ano ou 2, mas a maioria vale para os bebezitos também. Vamos lá:

1 – Deixe seu filho dormir à tarde – Já falei disso várias vezes, procura pela tag Sono que você vai ver só. Bebês e crianças pequenas precisam muito dormir à tarde. Sim, eles têm uma energia infinita, mas a real mesmo é que eles também cansam o corpinho e a mente. Além disso, o fato de estarem em crescimento obriga o organismo a dormir MUITAS horas, à noite, e sempre um pouco à tarde também. Não caia na pilha de que você deve cansar o bebê de dia para ele dormir melhor à noite. Faça isso e vai ver como seu pequeno vai dar trabalho na hora de ir para cama. O sono da tarde vai acompanhar a criança até uns três, quatro anos, depois ela não precisará mais. Ele ajudará seu filho a ter disposição e calma para ser aquele amor de bebê durante o dia, além de revitalizar as energias dele.

2 – Aprenda a desacelerá-lo – Como disse longamente há alguns posts, mais precisamente neste, o organismo humano precisa relaxar para dormir. Todo mundo já está sabendo disso, certo? Beleza! Então, não adianta tentar fazer a criança dormir ligadona, cheia de adrenalina, querendo mais. O bebê precisa ir relaxando, relaxando, até desligar, como todo mundo desse planeta Terra. Pois bem, para que isso aconteça você precisa aprender a desacelerá-lo, pelo menos 1h antes de ir para a cama. Por exemplo: dê um banho morninho, cante uma música, leia uma historinha. Faça atividades que você sabe que o acalmam. Você vai perceber como o bebê vai ficando suscetível ao sono, até que ele fecha os olhos e dorme, magicamente.

3 – Respeite a Janela do sono – Existe uma quantidade de horas que os bebês conseguem ficar acordados e bem dispostos, a partir daí abre-se o que os especialistas chamam de “janela do sono”. O bebê vai ficando cansado e dá sinais de que quer dormir. Bocejar, esfregar os olhos, ficar irritado ou muito parado, tudo isso é sintoma de que tem sono chegando. No caso da minha filha é entre 5h e 7h, mas eu noto que deu 6h acordada e ela já pede para dormir. Vale destacar: cada criança é única, mas essas tabelas são um bom norte para as mães, certamente.

Tabela-sono-do-bebe

4 – Crianças pequenas devem dormir o sono noturno antes das 20h – Não fui eu que estipulei esse horário para a Valentina, foi o próprio organismo dela, por isso digo com segurança: tem muito sentido essa coisa de que crianças devem dormir cedo. Aqui vale a ressalva: essa dica não se aplica a bebês muito pequenos, que tem um esquema diferente de sono, mas sim para crianças de 1 ano e meio em diante. Pois bem, a melatonina, essa maravilhosa, é uma substância produzida naturalmente pelo cérebro para ajudar as pessoas a pegarem no sono.

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Melatonina fazendo efeito (e o gato filosofa enquanto isso)

Ela é produzida entre 18h e 20h. Vale lembrar que bebês têm uma produção irregular desse hormônio, o que explica o sono “maravilhoso” deles. Além da melatonina, o hormônio do crescimento é produzido à noite, enquanto as crianças dormem. E não é a noite toda, mas em um momento específico: nas fases 3 e 4 do sono REM (falei das etapas do sono nesse post aqui) e deixa de ser liberado de manhã. Ou seja, os pequenos que dormem muito tarde não têm tempo de produzir esse importante hormônio, o que pode trazer sérios problemas de saúde mais para frente. Nesse link tem um material bem legal do Dr. Moisés Chencinski, um pediatra que eu adoro e que tem muita sensibilidade no trato com as crianças.

5 – Faça silêncio – Essa dica também não vale para bebezinhos, que tendem a dormir até com som de britadeira, mas crianças pequenas costumam se distrair com tudo, então já viu, hora de dormir é hora de brincar de vaca amarela pela casa. Eu mesma só consigo fazer a Valentina dormir assim, depois que fecho a porta do quarto e apago a luz.

6 – Apague a luz – E por falar em escuridão, não é que ela ajuda – e muito – na produção de melatonina? Por isso, hora de dormir é hora de apagar as luzes e deixar um breu. Eu não deixo, por que até hoje tenho medo de escuro. Verdade. Mas fica só uma luzinha mesmo, tudo para ajudar essa melatonina a fazer efeito rápido.

7 – Conforto – Isso vale para todas as ocasiões, mas vai entrar como dica para completar dez itens (brincadeira). É importante sim que você se preocupe, na hora do sono, se seu filho está confortável, vestindo uma roupinha agradável, sem passar muito frio ou calor, sem quinhentas mil cobertas e edredons para “não pegar friagem”. Faz diferença, pois um ambiente propício ajuda todo mundo a dormir melhor. 

Sono-bebe-2

Pareço confortável??

8 – Caso amamente, dê uma mamada antes de dormir – A natureza sabe das coisas. Colocou a tal da melatonina no leite materno, justamente para ajudar o bebê a pegar no sono melhor, tendo em vista que todo sistema neurológico dele é bastante imaturo para fazer tudo sozinho. Pois bem, funciona muito dar de mamar antes de dormir, faço isso até hoje. É a forma mais eficaz da minha filha pegar no sono. Além disso, o bebê não vai dormir com fome e vai acordar menos vezes à noite (no caso dos pequenininhos) ou só no outro dia (no caso das crianças pequenas). 

9 – Rotina – Sim. Já fiz uma ode à rotina nesse blog, mas precisamente nesse post aqui. A rotina é essencial para as crianças: como elas não têm noção de tempo, é importante que, os hábitos sinalizem o que vai acontecer a seguir. A partir do momento que você estipula que vai dar banho, contar historinha e dar de mamar, por exemplo, toda noite, para seu filho, ele vai entendendo esse ritual e se acostuma com ele. Com isso, quando você começar o banho, ele já vai estar bocejando, olha que maravilha!

10 – Aprenda a importância de ser firme – Sim. Firme. Falou e disse, sem negociação. Essa dica aqui também vale só para as criancinhas. Com o tempo, seu bebê vai interagindo mais com o ambiente, vai gostar de brincar, vai começar a falar e tudo mais. Pois é, mas isso vai permitir também que ele aprenda a te enrolar. Peraí. Não foi isso que quis dizer. O que quero falar é que crianças pequenas, evidentemente, querem conhecer o mundo, participar e etc. Por isso a hora de dormir vai se tornando uma atividade chata, pois é quando eles não conseguem fazer tais coisas.

Por isso, a partir do momento que ele perceber que tem que dormir, vai tentar brincar mais um pouco, vai pedir para ver mais um desenho, vai querer ver se o cachorro está bem, e por aí vai. Com isso, horas se passaram e seu filho ainda não dormiu. Só que ele vai ficando cansado e chato, claro, pois está com sono. Por isso, aprenda a importância de ter firmeza, não só na hora do sono, mas em todas as outras. Hora de dormir é hora de dormir. Pronto. 

Dormir-crianca-dicas

Prometo que durmo, depois que você me levar para passear no Polo Norte

Gente, evidentemente, minha querida Valentina não é o primor do sono, um anjinho que fecha os olhinhos às sete e meia, depois de dizer um “boa noite, mamãe”, virar para o lado e dormir. Normalmente, com essas dicas, que fui aprendendo, as coisas ficaram muito mais fáceis, mas ainda tenho meus dias de Mãe Maria do Bairro, mas são exceção, não regra. Tudo que disse, ou quase tudo, tem embasamento técnico/científico e uma pitada de experiência dessa mãe que vos fala. Dê ouvidos. Você não vai se arrepender. 

 

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