Colecionando pérolas de quem anda aprendendo a falar

Frases-de-criancas

Minha filha começou a falar. Devagarzinho, apenas algumas palavras, o começo de uma, o fim de outra. Mas eu já comecei a colecionar as pérolas dela, uma a uma, para guardar bem guardadas na memória e de lá não deixar mais sair. Vou resgatar todas as gracinhas que ela disser como remédio para curar mau humor. Tenho certeza que farmácia e nem médico nenhum terão medicamento melhor para sarar a tristeza, azedice da vida e tudo mais.

Por exemplo, olha só: não faz muito tempo pedi para a Valentina me trazer o chapéu do boneco e ela veio com um pedaço de papel. “Ora, mãe. As palavras parecem, são oxítonas, rimam e tudo. Por que não aproveita esse papel e inventa chapéu novo para esse ursinho”. Claro que ela não disse tudo isso, mas tenho quase certeza que aquele olhar de desentendida dela foi a expressão de quem pensava algo assim mesmo.

Ela sempre faz caras ótimas quando dou risadas dessas perolices que ela anda praticando. Às vezes, retorna o riso. Não raro, faz de conta que não foi com ela. Em algumas ocasiões, olha como quem pergunta algo.

De fato, crianças nessa fase estão sempre querendo saber tudo. Eu, pobre mãe coitada, acho que repito umas duzentas vezes por dia a palavra “ventilador”. Isso por que ela teimou em gostar desse singelo aparelho doméstico. Toda vez que o vê, aponta, pergunta o que é e pede para eu ligar.

Outra fixação dela é desenhar. Não pode ver papel dando sopa que quer rabiscar, dar uma de Picasso (eu acho que ela leva jeito. Vamos acompanhar!). Dia desses ela estava desenhando no pobre coitado do caderno sem nenhuma folha limpa mais, e eu pedi para ela desenhar a mamãe. Ela veio com a caneta e tentou rabiscar minha blusa. Minha filha ainda não aprendeu as sutilezas da gramática. Pedi para ela desenhar A mamãe e ela entendeu NA mamãe. Ainda bem que a camiseta escolhida era bem velha.

Perolas

Sim, ela está só começando nesse mundo sedutor das palavras, mas já usa algumas delas com bastante propriedade. Quer ver só? Ela sempre pede: “brilha” quando quer que eu desenhe, e também quando quer que eu brinque, e também quando quer que eu ligue o desenho. “Brilha” também funciona para expressar a irritação dela quando algo não dá certo e também funciona como sinônimo de “estrela”. Olha só.

Tem uma outra palavra, muito versátil no vocabulário infantil dela: pé. Serve para quase tudo: quando quer que eu mostre algo que está fora do alcance dela, quando quer ir circular pela casa, quando fica brava comigo, quando mostra e brinca com o próprio pé. Além destas, tem também o “Bi, bi”, que serve para se referir à motoca dela, claro, mas também entra na hora da birra, como pedido, como interjeição de algo. Ela já chegou a usar o “Bé”, ao invés do “Bi”, mas acho que não curtiu muito essa de imitar bode. Assim que soube que bode faz “Bé”, ela parou de fazer. Acho que ela não gosta muito desse bicho.

frases-de-criancas

Ela sempre pede suco, quando vê a jarra na geladeira. Mas também pede suco quando vê refrigerante ou quando eu resolvo bater o bolo no liquidificador (afinal, liquidificador é batedor de suco, não de bolo, mãe!). Claro que bolo ela adora e já sabe até falar. Não pode ver um potinho dando sopa na cozinha que já vem pedindo “booo”, mesmo que tenha, sei lá, salsicha dentro dele.

Minha filha está com quase nos dois anos, e sei que essa é mesmo a fase das pérolas e gracinhas. Sei também que é período difícil, por causa das birras, da teimosia e da curiosidade. Mas essa minha coleção de pérolas infantis está rendendo altas risadas. Mal sabe ela que a mamãe ainda rindo DELA e não COM ela.

Deixe seu comentário

