Como cuidar do cabelo do bebê?

baby-1266116_1920

Eu prometi e aqui estou eu cumprindo. Vou falar hoje sobre como cuidar dos cabelos dos bebês.

Não, não é tão simples. Eu, mãe de primeira viagem, fiquei super na dúvida, no início, se deveria, por exemplo, usar xampu e com qual frequência; se devia cortar (Valentina nasceu cabeludinha) e hoje a questão que assola minha mente e engorda as preocupações corriqueiras é se posso usar creme de pentear na pequena.

Para começar, vamos conhecer um pouco das especificidades do cabelinho do bebê:

Recém-nascidos podem ter uma linda e vasta carequinha, nascer com algum cabelo ou completamente cabeludos, tudo vai depender da genética e da etnia (sim, influencia também). Aqueles que nascem com cabelo, têm madeixas bem fininhas. Além disso, por questões hormonais, o couro cabeludo dos bebês tendem a ser mais oleosos. É natural que no decorrer dos meses os cabelos caiam também. Lembrem-se que estamos falando de bebês muito novinhos, tudo neles é adaptação ao mundo aqui fora.

A cor, por exemplo: quando nascemos não temos ainda pigmentação de pele suficiente. Isso explica por que os olhos, cabelos e pele dos recém-nascidos nascem mais clarinhos. Falta de melanina, galera! Coisa que o solzinho (leia-se sol, mania de diminutivo), em conjunto com a herança genética, vai definir nos primeiros anos.

Tá! E daí? Como que lava? Pode usar xampu e condicionador?

Duas palavras para definir essa fase de recém-nascido: simplicidade e suavidade. Se você, como eu, ganhou trocentos litros de xampu e condicionador para bebês e quer usar todos para EXPERIMENTAR, segura um pouco a onda. Seu pequeno ainda não precisa de todos esses cosméticos. Li coisas diferentes na net, mas segui o que meu coração (e o curso de maternidade) me falaram. Nos primeiros meses, melhor usar somente o sabonete infantil para lavar a cabeça do bebê. O xampu, por mais suave que seja, ainda tem bastante química. Como o neném é super limpinho, sua super pouco, o sabonete dá super conta do recado. Mesmo no caso dos carequinhas, tem que lavar o couro cabeludo, afinal o bebê transpira muito pela cabeça, já que essa região é mais quente.

Até uns seis meses, pode usar somente sabonete mesmo, sem problemas. O xampu só entra em cena quando o cabelo começa a adquirir uma estrutura mais definida e o bebê está mais imune a processos alergênicos. No caso do condicionador, alguns especialistas dizem que não há necessidade de usar esse tipo de cosmético nos primeiros meses. Outros até liberam, mas bem pouquinho, depois que a criança já fez as primeiras trocas capilares, após 1 ano de idade. No meu caso, uso apenas xampu. Condicionador acho desnecessário, por ora, mas pretendo adotá-lo muito futuramente.

Com relação à frequência, fica bem a critério dos pais, e depende muito do tipo de cabelo do bebê. Aqueles que têm fios mais oleosos precisam de mais lavagens, já os pequenos com madeixas mais secas devem lavar menos para evitar ressecamentos. Eu lavo a cabeça da Valentina todo dia com sabonete e duas vezes na semana com xampu. O cabelo dela é cacheado e eu noto que nos dias que uso xampu fica bem mais brilhante e macio. 

E creme de pentear? Pode?

Essa sempre foi uma grande dúvida na minha mente materna. Principalmente de manhã, quando a Valentina acorda com as madeixas para cima e para todos os lados, parecendo um pouco com o Einstein (aparentemente. A genialidade ainda não foi comprovada).

einstein-1173990_1280

Não sei o que estou fazendo aqui nesse post, mas tudo bem!

Nessa hora sempre fico pensando se não seria mais fácil colocar um creme ali para facilitar o penteado (já que todos sabem que cabelo cacheado não pode pentear seco NUNCA. Pecado, pecado, pecado).

Nunca passei. Até por que não tem no meu estoque de chá de bebê (rs). Mas fiquei matutando a ideia e pesquisei a respeito. Há pouco falando disso, a maioria fala apenas do tal do xampu e condicionador. Mas as recomendações foram parecidas com a do condicionador: usar com bastante parcimônia e verificando sempre se o cabelo precisa mesmo. Eu tenho evitado por entender que quanto menos química entrar no organismo da minha pequena, melhor. Isso com relação a tudo: cosméticos, alimentação, etc.

Quando cortar?

Vocês podem achar que estou muito “depende disso, depende daquilo” nesse post. Mas não é bem assim! É que cada bebê é único. O que vale para um pode não valer para outro. No caso das madeixas, idem. Se o bebê nasce com MUITO cabelo, pode ser que seja necessário aparar a juba com seis, oito meses. A Valentina nasceu cabeluda, mas não a ponto de eu achar que precisasse submetê-la a um cabeleireiro tão novinha. Ela ainda não fez o primeiro corte, mas já noto que muito brevemente eu vou ser obrigada. Já tem cabelo cacheado querendo cair no olho (sim. Cabelo cacheado também cai no olho, tá?).

Tudo é muito pessoal, nesse caso. Vai depender sempre do tanto de cabelo que o bebê tem. Vocês, mamães, vão saber a hora certa. Fiquem tranquilas.

Para mães de meninas: Pode usar adereços, fitinhas, tiaras e fivelas?

bebe-827781_1920

Desnecessário eu parecer esse cesto de flores!

Sei que vocês estão querendo ouvir: sim, usem tudo isso, por que é L-I-N-D-O. Mas, vou ser meio desmancha-prazeres agora. Fazer o quê? Sim, é lindo. As bebezinhas ficam demais com aquelas coisinhas coloridas no cabelo. É muito bonitinho. Mães de meninas, normalmente, adoram essas coisas. Mas é melhor evitar muitos acessórios. Prender o cabelo de bebês tão pequenas pode ser algo bem incômodo para elas. Mesmo quando crianças, essas fivelas, amarradores e lacinhos podem até machucar, quando estão bem apertados. De vez em quando, vale colocar para fazer um estilo. Mas no dia a dia é melhor deixar as madeixas livres, leves e soltas. É mais saudável. Além disso, tem a questão de que bebês colocam tudo na boca. Olha o perigo se o neném engole uma coisa dessas. Eu, particularmente, evito colocar esses acessórios na Valentina. Mesmo assim, ela continua lindona. E olha que nem mãe coruja eu sou!

Ficou dúvida? Coloca aí nos comentários que eu prometo responder!

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s