Dicas de organização para mães

organizer-791939_1920

Não é por ser uma pessoa organizada que vou falar a frase a seguir.

Ser mãe EXIGE organização.

Agora, ser uma pessoa organizada me fez matutar muito a respeito de como essa característica pode facilitar a vida no dia a dia de quem têm filhos.

No começo, quando o bebê é recém-nascido é um pouco difícil estabelecer rotina. Você mal sabe onde fica sua cama, que dirá ter que se preocupar por que às 13h tem isso e aquilo para fazer. Meu conselho para mães recentíssimas é: relaxa e cuida do bebê! Ponto. Nessa fase a mãe deveria ser PROIBIDA de fazer faxina, comida e muito menos de trabalhar fora.

Nossa, Cíntia! Em que mundo encantado você vive? Não precisar fazer essas coisas todas..quem vai fazer, hein?

Pois eu digo. Tem jeito sim de aliviar para o seu lado e deixar para os mais próximos – no caso dos serviços domésticos – e a licença maternidade está aí justamente para fazer você parar um pouco sua vida profissional para cuidar da cria. Sei que não é para todas, mas, ainda bem que a legislação protege a mãe recente. Eu vou longe e acho que a licença deveria ser BEM maior, mas não vou falar disso hoje, que não é o foco.

O que quero com esse início de post é avisar para a mãe de recém-nascido para delegar tudo o que puder, pagar alguém para ajudar de vez em quando, se necessário, esquecer que tem que fazer isso e aquilo e cuidar só do bebê.

Mas não é bem para mães de recém-nascidos esse post. É para aquelas com bebês maiorzinhos ou crianças mesmo. Eu na minha humilde experiência quero dividir o que acho que pode ajudar na organização doméstica e demais demandas que uma mãe tem – e que são enlouquecedoras, caso não sejam organizadas. Nesse post, vou falar só de cuidados com a casa mesmo. Depois faço outros posts com outras dicas sobre outros tópicos. Sou virginiana, meu pensamento é todo organizado em caixinhas, devidamente etiquetadas e arquivadas, se necessário.

Dividir para somar

Se você tem condição de pagar alguém para te ajudar, faça isso. Mas se você é uma pessoa de poucos recursos, como eu, e precisa dar conta de tudo mesmo, não tem jeito; que tal dividir essa limpeza durante a semana ao invés de tentar fazer um faxinão no sábado? Fazer tudo em um único dia vai te deixar toda descadeirada, te impedir de fazer a unha que você não faz há semanas, vai te proporcionar aquela sensação “maravilhosa” de que você nunca consegue parar para assistir uma série no Netflix ou um novelão e vai te deixar cada dia mais estressada, pois nem fim de semana você tem para admirar o horizonte, por exemplo. Então, vai por mim, dividir as tarefas durante a semana vai te deixar com a sensação ótima de que sua casa está sempre razoavelmente limpa e de que o fim de semana existe para descansar. O horário é com você, mas faça da segunda à sexta-feira sua semana de trabalho na casa. Sábado e domingo é folga. Dias que você vai fazer o mínimo para manter tudo em ordem.

wellness-285587_1920

Seu fim de semana a partir de agora será assim!

 

 

Conheça BEM as necessidades da sua casa

Daí você me pergunta: como fazer isso? Uma dica boa é percorrer cada cômodo do seu lar anotando todas as tarefas necessárias para deixar aquele lugar limpinho. Vale tudo: o que tem que fazer todo dia, de vez em quando ou só quando vem visita (hahaha). Faça essa lista de ações e depois coloca na frente o que precisa fazer diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, e por aí vai. Depois, pegue um calendário e insira essas ações. Por exemplo, toda segunda você vai limpar os banheiros. Todo primeira segunda do mês, você vai esfregar o azulejo. Entendeu a lógica? Ajuda muito, minha gente!  Acho muito difícil em um dia só fazer tudo o que é necessário. Eu fiz por anos dessa forma única, morria de cansaço, mas fazia. No entanto, depois da Valentina, senti a necessidade de dividir as tarefas (já que com bebê não dá para ficar cinco, seis horas no faxinão). Tentem. Depois me contem.

Organização é um hábito

Acho que vi essa frase no Blog da Thaís Godinho – Vida Organizada (muito bom, têm dicas ótimas por lá). Concordo e assino. Não dá para zonear a casa semana toda e achar que em um dia só ou dois tudo vai se resolver. O mais inteligente é manter a organização diariamente com medidas simples, como tirar as coisas que estão fora do lugar, lavar a louça sempre que sujar, secar o banheiro depois do banho, forrar a cama logo que levantar. Coisas simples para mim que são como o ar que respiro, mas que não são conduta de todos, eu bem sei. Recolher os lixos todos os dias pode impedir que o cesto transborde e comece a conversar com você, por exemplo. Faça disso um hábito. Depois que vira costume, entra no automático e tudo fica mais fácil.

Faça listas e lembre delas

Lembra que disse para você vistoriar a casa verificando as tarefas que precisa fazer? Então faça também uma vistoria de “preciso consertar, doar, etc”. Muitas vezes a gente junta uma tralha danada em casa ou então deixa o trinco da porta por anos quebrado simplesmente por que esquece dessas coisas. Não faça isso. Anote e vá ticando (adoro essa palavra) tudo o que for fazendo. Estipule metas mensais para que você não transforme essa linda lista em um cartão de Natal esquecido no fundo da gaveta. A ideia da lista é que ela faça parte ATIVA da sua vida, seja dinâmica, boa, útil. Listas são as amigas número 1 das pessoas organizadas. Aproveite e faça uma, por exemplo, de coisas que você precisa comprar para casa. Uma dica é ir colocando em um lugar visível os itens de supermercado que vão acabando. Daí você já vai chegar chegando na  hora das compras, sabendo exatamente onde ir. Isso pode te ajudar, inclusive, a economizar uma graninha comprando menos inutilidades.

checklist-150938_1280

Toma aqui uma lista de presente!

 

 

Use a tecnologia a seu favor

Eu sempre fui aquela do papel e caneta. Sempre tive caderneta, bloco de anotação, post-it, agenda. Funcionava muito bem até nascer a Valentina. Depois disso não conseguia mais me organizar dessa forma por uma questão de tempo mesmo e também por que minha filha também tem essa admiração por papel e caneta. Ela nunca me deixa escrever quando está perto. O papel ela amassa, coloca na boca, picota. A caneta ela bate nas coisas, coloca na boca, rabisca. No entanto, descobri que há ferramentas online ótimas para quem curte organização. Por exemplo, meu novo amor chama-se Wunderlist. É tipo um depositário de listas. Dá para dividir em categorias, criar pastas, colocar lembretes. Coisa mágica mesmo. Eu coloquei tudo o que tenho para fazer lá. Além de toda essa lindeza, tem o aplicativo que sincroniza tudo o que você vai criando. Então, do celular mesmo dá para fazer essas atualizações, verificar o que tem para fazer no dia seguinte, etc, etc, etc.

Além do Wunderlist, outra ferramenta legal é o Evernote. Por ele dá para criar todas essas coisas que disse do Wunderlist, além de salvar páginas legais que você vê navegando na Web, criar cadernos, notas separadas, etiquetas. Gostei também, mas uso menos. Isso por que acho o Evernote mais complicadinho. Não tem, por exemplo, uma forma de simples de colocar coisas no calendário. Mas ele é ótimo para gerenciar metas, anotar ideias, organizar coisas menos rotina, sabe? Para mim o Wunderlist é mais intuitivo, mas prático. O Evernote demanda um pouco da nossa cabeça. Mas cada um é cada um. Essa foi só a minha experiência com ambos. No geral, gosto dos dois. Minhas ideias para o Blog, programação de férias, listas de talvez vão todas para o Evernote. Já o Hardcore da vida diária vai para o Wunderlist. Certeza que têm várias outras ferramentas. Mas que eu conheça bem, por ora, são essas. Mas ajuda muito, viu? Palavra de honra.

Bom, por enquanto, as dicas de organização doméstica são essas. Digo, por enquanto, pois quando se trata de organizar eu sou um pouco fanática. Conforme for lembrando de outras, escrevo aqui para vocês.

E aí curtiram esse post mais pé no chão que eu fiz (sim! Eu sei que, de vez em quando, eu divago muito…rsrsr)?

Comentem aí!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

