Como cuidar dos primeiros dentes do bebê

Dentes Bebê escova

Você passou pela saga do nascimento dos primeiros dentes. Enfrentou febre, babação, diarreia, dor, sono ruim, apetite ruim, coceira, mau humor. Chegou a hora de curtir a vitória. Nasceu dentinho, acabou o sofrimento. Bebê feliz é mamãe feliz. Fim da história. Ponto final.

O nascimento dos dentes é um capítulo exaustivo para a maioria das mães (se você não enfrentou nada disso, a erupção da dentição do seu pequeno foi deveras tranquila, você é uma mulher de sorte. Fica a dica para jogar na loteria, de vez em quando). Mas, assim que eles nascem, uma boa dose de alívio toma conta do ser materno. No entanto, ainda pairam dúvidas. E agora? Como cuidar deles? Pode passar pasta de dente? E fio dental é necessário? Enxaguante bucal vez ou outra faz mal? Qual a frequência? E a ida ao dentista é mesmo importante?

Bom, eu fiquei com todas essas dúvidas, assim que os dentinhos da Valentina começaram a surgir, pouco depois dela completar um ano (sim, demorou. Ainda bem). Agora, com 1 ano e cinco meses, ela tem quatro no total, dois inferiores e dois superiores. Bom, hoje pretendo ajudar a esclarecer essas dúvidas. Não sou odontopediatra, mas pesquisei bastante para trazer para vocês o que há de melhor sobre o tema. Alguns tópicos têm alguma controvérsia, mas vamos lá que o tempo urge.

Quando nascem?

Dentinho

Oieeee!!!!!!!!

Varia, meu povo, varia muito. Têm bebês que com oito meses já têm uns dez dentes na boca, outros com 1 ano são completamente desdentados e outros, recém-nascidos, dão o primeiro sorriso já com dentão. Como estamos falando de pessoas, tudo depende de tudo. O desenvolvimento não é igual para todo mundo.

Feita a ressalva, é possível trabalhar com algumas estimativas: normalmente com seis, sete meses é que começam a aparecer os branquinhos. Coincidência ou não, é quando começa a introdução alimentar (olha só. Natureza sábia ataca novamente). Em geral, nascem uns dois inferiores primeiro, depois uns dois superiores e assim por diante, alternadamente. Os molares e caninos são os últimos. Até os três anos completa-se a dentição de leite, com o total de vinte dentinhos. Depois é aguardar os permanentes, mas, enquanto isso, tem bastante cuidado que a mãe precisa tomar para que os dentes cresçam fortes, saudáveis, comercial de creme dental.

Nasceu dentinho. E agora? Pode usar escova de dentes?

Escova de dentes

Claro que pode. Sou necessária, sou absoluta, essencial na vida de toda humanidade!

A maioria dos profissionais recomenda uso de escova a partir da erupção dos primeiros dentes sim. Mas é escova específica, menor, cabeça mais arredondada. Feita para os pequenos mesmo. Há, inclusive, no mercado, versões mais adaptadas, tipo dedeiras de silicone. Nesse site aqui tem um texto bem legal sobre elas. Eu, na minha experiência como mãe, preferi usar essa dedeira, antes de seguir para a escova infantil para que a transição fosse mais tranquila e por que tenho a impressão de que não ia dar muito certo querer colocar uma escovona na boca da Valentina. Achei que a dedeira é mais delicada e mais orgânica, se é que posso dizer isso (já disse).

Nessa fase, o melhor é evitar creme dental COM FLÚOR. Isso por que bebês não sabem cuspir, a tendência é que ele engula. E essa quantidade de flúor em um organismo tão pequenininho não faz muito bem e pode causar fluorose, excesso de flúor no dente que compromete o esmalte do dente, manchando-o. Por isso, das duas uma: ou você opta por esse creme dental sem flúor, coloca bem pouquinho mesmo e faz a higienização ou usa água filtrada (é o que faço, pois alguns especialistas dizem que o creme dental só deve entrar em ação quando nascem os molares, já que eles são os maiores sujões dentários). 

Já no caso do fio dental, não há necessidade de usá-lo no começo, mas é bom, com o tempo, ir acostumando o pequeno com a rotina. Evite, no entanto, os enxaguantes bucais, pois eles são muito concentrados e não vão fazer lá muito bem para os dentes do bebê, nesse início. Além disso, tem aquela questão que disse do creme dental. Nessa fase eles não sabem cuspir e aí já viu. Vai tudo para o estômago.

Outra coisa importante: tanto a dedeira de silicone, quanto a escova têm que ser limpas regularmente. Há produtos no mercado específicos para isso. Nesse site vi que os mais eficazes para a desinfecção são os que apresentam digluconato de clorexidina em concentração de 0,12% (popularmente conhecido como adfasdfadfasdfasdas). Nesse caso, tem que dar uma conferida nos ingredientes do negócio mesmo. Não tem jeito. Esse produtinho deve ser borrifado na escova/dedeira uma vez ao dia, de preferência à noite. Sempre que usar os acessórios bucais, vale lavar bem em água corrente. Evite deixar a escova no banheiro, pois já sabe: quer cômodo mais cheio de bichinhos que esse? Não tem.

 

Com que frequência tem que escovar os dentes do bebê?

O ideal é após todas as refeições, como no caso dos adultos. Mas como muitas vezes esse ideal é um pouco inalcançável, tente pelo menos duas ou três vezes ao dia, principalmente ao acordar e dormir. Caso o bebê mame antes de deitar ou acorde de madrugada, é importante fazer essa escovação também, pois pode ocorrer uma coisa triste chamada “cárie da mamadeira”. Isso acontece por que o açúcar presente nos alimentos corrói o dente. Se detectado no início (manchas brancas na linha da gengiva são um indicativo) o problema é tratável. Melhor higienizar noite a fora do que sofrer com o bebê tendo que ir fazer tratamento dentário naquela cadeira “maravilhosa” dos dentistas.

Antes que a classe me apedreje, quero pedir uma dose de paciência, pois o que vou dizer agora vai me redimir: levar o bebê no dentista é essencial, mas deve ser feito de modo preventivo. Não espere seu pequeno sofrer de dor para levá-lo. A partir do momento que apontam os primeiros dentes, já dá para levar no consultório, ok?

É isso por hoje. Bjs.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s