Verdade 3 – Bebês têm sono mais leve

Bebê dormindo 3

Você conseguiu! Fez seu bebê dormir. Esse momento mágico, ansiosamente esperado por dez entre dez mães, deu o ar da graça na sua rotina e agora você se prepara para colocar o pequeno no berço. Antes de colocá-lo lá, você olha a carinha dele e pensa que ele deve estar sonhando com anjinhos e arco-íris agora. Lá vai você colocar o neném no berço. Pronto!

Só que aí você vira as costas ou nem chega a conseguir fazer isso e seu bebê abre aquele lindo berreiro.

— Mãe, te enganei. Não estava dormindo nada. Nem se alegra. Agora mesmo é que eu não durmo tão cedo.

Claro que ele não pensa isso, tadinho, mas você no auge do cansaço raciocina mais ou menos dessa forma. Como pode? Ele parecia estar no sono pesadão. O que houve, Deus?

Pois é. Chegando a terceira parte da série sobre sono dos bebês, vou explicar hoje por que isso acontece. Motivo simples: bebês têm sono mais leve que a gente.

Calma! Vou explicar melhor.

Lembra que eu disse lá atrás (no post 5 Verdades sobre o sono dos bebês – Primeira parte) que nós passamos por vários estágios de sono? Que dormir não é bem essa coisa paradona que parece? Pois então, um ciclo completo de sono nos adultos dura cerca de 2 horas (contando que o sono começa naquela sonolência e termina no sono REM, aquela fase linda de sonhos com unicórnios e fadas). Durante, sei lá, oito horas de sono nós passamos por alguns ciclos desses. Entre um e outro a gente desperta um pouquinho, mas não lembra, pois é uma coisa muito sutil e já estamos acostumados a voltar a dormir sozinhos.

Já os bebês. Ah, os bebês! Tão lindos, fofuchos e complicados.

Bebê estranhando

Bebês têm ciclos muito menores que o nosso e, no caso deles, a fase em que ficam no sono leve é bem maior do que no profundo. O ciclo completo de sono dos bebês é de cerca de 1 hora, nos primeiros nove meses. Isso explica por que, no começo, a maioria deles acorda MUITAS vezes à noite. Como disse antes, entre um ciclo e outro, despertamos. Bebês também. Só que eles ainda não sabem voltar a dormir sozinhos. Daí, da-lhe choro para avisar que quer dormir de novo. Com o tempo – e a rotina – os bebês vão aprendendo que fechando os olhos e ficando quietinhos, o sono vem legalzão novamente. Mas, viu o que disse? Com o TEMPO. Alguns, mais cedo, outros, mais tarde.

Pois bem. Além de terem ciclos mais curtos de sono, bebês passam mais tempo em sono leve do que no pesado. E sono leve não é somente aquele começo sonolento, no sono REM também despertamos com facilidade. A fase do sono REM nos bebês é a última fase do sono. Diferentemente dos adultos que saem do REM para o estágio anterior, que ainda é de sono pesadão, bebês saem do REM direto para o sono leve. Ou seja, nesta fase estão mais propensos a acordar mesmo. Essas informações lindas e bem detalhadas, consegui com MUITA pesquisa, mas, principalmente, por esse site aqui.

Agora façam uma conta comigo:

Menina - Matemática

Não essa! Essa eu não sei fazer!

Estimativa, tá? Não é nenhuma ciência exata. Seu bebê deve demorar cerca de 20 minutos para entrar no sono profundo e, depois disso, lá no fim do ciclo, vai ficar um tempinho nesse tal de sono REM. Contabiliza o tempo que ele passou dormindo MESMO, considerando que os ciclos são de cerca de 60 minutos? Pois é. Existem aí uns pouquinhos minutos que ele não vai acordar com um alfinete caindo (sim a Valentina é dessas…rsrsrs).

Gente. Natureza é coisa bonita demais. Esse soninho leve é excelente e necessário para o desenvolvimento deles. Lembra que disse no post Por que meu bebê não dorme a noite toda? que dormir dessa forma fragmentada e leve é questão de sobrevivência? Pois então! Não vou dizer de novo.

Mentira. Vou sim.

Bebês têm esse soninho tão peculiar por que precisam de bastante tempo para aprender, assimilar coisas. Se eles passassem parte grande do tempo deles dormindo MESMO, demorariam séculos para atingir o desenvolvimento espetacular que eles conseguem nos primeiros anos. Como dizem os antigos, dormindo o bebê cresce. É mais ou menos isso mesmo. Dormir – dessa forma leve e felicidade pura para os pais – é a forma que a natureza encontrou de fazer o bebe aprender tanto em tão pouco tempo.

COMO COLOCAR NO BERÇO SEM DESPERTAR

Agora que expliquei por que bebês têm sono leve, vou para aquela parte maravilhosa de dar dicas de como conseguir a proeza de colocar o bebê no berço sem acordar (contando que vocês, normalmente, adormecem o bebê no colo. Caso seu filho durma de boa no berço, sem precisar ninar, cantar, dar de mamar e outros mares, por favor, não leia este texto, escreva o seu e me conta sua mágica).

Mais uma vez o que vou falar aqui é estimativa, cada bebê é único e etc.

Reparou que eu disse lá em cima que o tempo para o bebê entrar no sono profundo é de 20 minutos? Pois é. Disse isso porque é verdade. Isso levando em conta nenéns maiores. Recém-nascidos gastam mais tempo – cerca de 30 minutos. Antes desse tempo, se você colocar no berço, o bebê vai acordar mesmo, porque ele estava no sono leve. E bebês em sono leve acordam até com o barulho do vento (sério mesmo! Valentina é dessas).

Aguarde esses preciosos minutos e verifique o bebê. Ele está paradão, respirando bem baixinho, com os braços e pernas meio que pendentes? Sim? Então, corre e coloca no berço. É a melhor hora. Tem mais dicas de como fazer essa transposição (kkk) sem acordar o pequeno nesse site. Digo por experiência que,  na maioria das vezes, funciona mesmo aguardar o tempo certo e observar o bebê. No entanto, pode acontecer, de esse tempo não ter sido suficiente para o neném dormir pesado, pois despertou levemente nesse intervalo de tempo e o ciclo recomeçou, mas, dá certo, galera. Quase sempre.

É isso por hoje. Bebês são ótimos, mesmo quando nos matam de exaustão.

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Verdade 3 – Bebês têm sono mais leve

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s