O que acontece imediatamente depois que você vira mãe

Grávida - Por do sol - Pixabay

Quando nos tornamos mães, algo morre em nós. No período que segue o parto, passa a residir em nós alguém que precisa cuidar e alguém que precisa ser cuidada. Quando fiquei grávida, comecei a ler freneticamente a respeito de maternidade (tanto que ganhei o apelido de “Mamãe Google” do meu irmão mais novo. Obrigada, Alex, pela zoação). No entanto, não lembro de ter lido o que aconteceria comigo logo após o parto. Sim – vocês dirão – você terá um bebê.

E eu respondo – Eu, sei, reis e rainhas do óbvio, mas não é disso que estou falando.

Estou falando daquele turbilhão de emoções que faz a gente se sentir meio que fora do nosso corpo (não! não entrarão aqui experiências sobrenaturais).

Acho que não estou conseguindo me explicar…

Quando a gente vira mãe, muda muita coisa na nossa vida, evidentemente, mas também (e acho que isso é mais importante), internamente, somos outra pessoa, do momento do parto em diante. E essa transição DÓI muito. Além das mudanças físicas, existe uma gama de transformações emocionais. E era isso que eu não sabia. E – penso eu – quase nenhuma gestante sabe que depois que o bebê nascer, ela vai passar por um período turbulento e cheio de sentimentos sem nome – para a Medicina essa fase chama-se Puerpério, mas como não somos só pessoa, enquanto unidade orgânica, esse nome não dá conta de explicar essa fase. Porém, para fins didáticos, vou explicar, resumidamente, o que é esse negócio, depois vou contar minha experiência e falar um pouco sobre os aspectos emocionais que sobressaem toda essa história louca de pós-parto.

PUERPÉRIO – SEU ORGANISMO VOLTANDO A SER O QUE ERA

A gestação modifica todo seu corpo, correto? Seu organismo precisa sofrer uma adaptação hardcore para dar conta de acolher um bebezito. Você vira outra pessoa, fisicamente falando. Vira uma gestante. Sua barriga cresce, você passa a não saber como é seu pé, seu estômago parece que ganha vontade própria, seu sono tão regrado fica bipolar, sua respiração muda, seu cabelo e pele ficam mais bonitos (ou não), sua memória fica ruim (onde eu deixei aquela lista que faz eu lembrar as coisas?). Enfim, são muitas e muitas mudanças, necessárias para que seu bebê cresça em um ambiente favorável para ele.

Daí, o bebê nasce. E o seu corpo precisa voltar ao antes, ao momento que antecedia essa bagunça toda. Para a Ciência, são cerca de seis semanas para que isso aconteça. Nesse período, o útero volta ao tamanho normal, a mulher inicia a amamentação, que por sua vez influencia o ciclo menstrual, e tudo volta ao que era antes da gestação. Essa fase é muito chamada pelos antigos de Quarentena (me desculpe se você fala assim e não é antigo, só referência, tá?).

Na definição cientifica, eles até colocam que a mulher passa por mudanças psíquicas também. Mas, gente, ninguém fala disso! E é aí que entra o sentido desse post existir. Vamos falar, na real, do que não está nos dicionários. Daquele mundo novo que você, mamãe, vai ter medo de enfrentar, mas vai ser obrigada. Sim, a fase pós-parto vai quase te enlouquecer. Quase…

PUERPÉRIO – A EXPLICAÇÃO LÓGICA PARA UMA FASE ILÓGICA

Eu ouvia, antes de ser mãe, aquelas frases de senso comum que dizem que criar filhos é difícil, que mãe não dorme, que é muita responsabilidade. Achava tudo muito verdade e pronto. Não pensava muito, até por não ter certeza se queria ou não a maternidade na minha vida, já que meu senso comum dizia que eu nunca ia poder viajar o mundo como eu gostaria, nem estudar diversas coisas ao mesmo tempo, nem ficar só, algumas vezes. Tinha lá minhas dúvidas, mas não ficava matutando sobre isso.

Daí veio a gestação e vou contar uma coisa para vocês: pensei muito como gestante, pouco como mãe. Todas as pesquisas que fiz no Google, os livros e revistas que li eram sobre o durante, não o depois. Pensava no enxoval, mas não no bebê que ia ficar dentro dele. Programava os itens que iam fazer parte da minha mala da maternidade, mas não raciocinava a respeito do presentinho maior que eu ia trazer para casa e que era mais relevante, claro! Pensava no que tinha que comer, etc, mas não pesquisava muito sobre amamentação. O que eu acho que é perfeitamente normal, já que gestante pensa assim mesmo, pelo menos pela minha experiência empírica (usei termo científico, sem ser científica. Gostei!). Porém, o que ninguém conta é que o parto não é o mais assustador, ele é só o começo de um intenso mergulho, que te leva ora para o Paraíso e ora para Inferno.

Como assim, Cíntia, Inferno? Como você ousa colocar essa palavra tão feia junto de uma outra tão linda, que é ser mãe?

Bom, todas as mamães certamente concordam que a maternidade é repleta de dualidades. E o período pós-parto joga na nossa cara isso, 24h por dia, todos os dias, durante um bom tempo.

cropped-img_1642.jpg

Eu, a Valentina e o início de uma história de amor:)

No dia que recebi alta da maternidade, ao chegar com um bebê no colo em casa, senti como se estivesse em um filme (normalmente essas sensações ocorrem quando algo MUITO GRANDE acontece com a gente). No primeiro dia em casa, eu já senti a pancada: a Valentina não dormiu nada à noite, e eu ainda cansada, me vi tendo que dar mamar para um bebê que chorava madrugada adentro. Nos dias seguintes, apesar de toda ajuda que eu tive da minha família, sentia uma solidão e um estranhamento que me fizeram cair aos prantos diversas vezes. A minha filha demandava muito de mim (como todo bebê): mamava o tempo todo, dormia pouco e fragmentado e era hiper mega frágil: lembro de sentir medo de deixá-la cair, engasgar ou sei lá o quê. Aquela era uma vida que dependia de mim e o peso estava demais para meus ombros.

Minha experiência no pós-parto não foi um fato isolado. Pois hoje sei que tudo isso era parte desse puerpério louco que obriga mamães a se entenderem em seus sentimentos novos, intensos e nem sempre positivos, entre troca de fraldas, choros, peito de fora, banhos vacilantes e esfrega-esfrega das roupinhas de bebê que sujam o tempo todo.

A mãe, no período pós-parto, tem que lidar com uma morte simbólica e um nascimento real. Como seria possível ter sanidade mental nesse momento, não? Morre a menina – aquela inocência que reside em todas as mulheres, em maior ou menor grau – e entra a mãe – aquela que vai cuidar da cria com todas as forças e vai sentir que ninguém cuida dela, em tantos momentos. A psicanalista argentina Laura Gutman é quem melhor descreve esse período, na minha sempre humilde opinião.

Para ela no parto há uma desestruturação emocional, a mulher precisa “romper” algo em si para dar à luz o bebê, pois para que o parto seja possível, é necessário que o corpo físico da mãe se abra e isso acontece emocionalmente também. Após o parto, essa desestruturação prossegue, como quando um vulcão entra em erupção, deixando a aparente solidez para se recriar. Complexo? Um pouco. Mas a Laura sabe das coisas. Ela teve a sensibilidade de colocar metáforas naquele mar de sentimentos sem nome que mergulhamos quando viramos mãe.

Ela tem coisas muito bacanas a respeito. Procura a Laura no Google. Você vai gostar dela! Vou deixar um link para você ler um texto dela sobre puerpério. Depois você continua internet adentro, tá?

A fase pós parto é das coisas mais difíceis que vivi e também uma das lindas, já que foi o momento em que virei mãe, de fato. Tenho a teoria de que a mãe não emerge em nós imediatamente depois que o bebê nasce. Demora um pouco mais. É no dia a dia que ela vai aparecendo. É na rotina, no cuidado que nos encontramos como mães e passamos a gostar da coisa toda.

É…

O assunto rende mais, claro! Mas para esse post ter fim vou encerrar por aqui. Espero que esse texto ajude outras mamães que passaram, estão passando ou vão passar por isso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que acontece imediatamente depois que você tem um filho

O QUE É – EMOCIONAL – LAURA GUTMAN

Laura Gutman, psicoterapeuta familiar argentina  – 40 dias são convenção, algo que se quebra no dia do parto – enquanto dura a fusão emocional dura o puerpério, não processou-se a separação – parte de Jung para falar sobre como bebê e mãe permanecem em fusão emocional por dois anos

Compara com um vulcão

Hoje virou evento médico somente

O puerpério é uma abertura de alma

 

Anúncios

6 comentários sobre “O que acontece imediatamente depois que você vira mãe

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s